Bagagem - O que levar?

Há imenso tempo que muita gente me pede dicas de viagem sobre bagagem. Devo confessar que para mim o tempo (e a experiência, é claro) tem sido fabuloso para me disciplinar nesta matéria ao ponto de hoje em dia me sentir preparada para dar um workshop sobre o assunto (talvez surja por aí um dia destes). 
Enquanto o workshop não chega, deixo umas dicas de viagem para vos ajudar a repensar as vossas escolhas.
1 - Seja objetivo(a)
Viajar não é fazer desfiles de moda. Assim sendo, o ideal é levar efetivamente roupa e calçado confortável (máximo dois pares) que vai precisar em cada um dos dias e não levar várias opções para depois escolher uma. 
2 - Racionalize os líquidos
Se não está a viajar sozinho(a) não será necessário levar 2 embalagens de gel de duche, pasta de dentes, protetor solar (dependendo obviamente da quantidade de dias neste caso), desodorizante, etc. Aproveitando os limites impostos pelas autoridades aeroportuárias no transporte de líquidos, organize os seus líquidos em embalagens até 100ml (máximo) até um máximo de 1l, sendo que todas as embalagens têm de ser guardadas num saco transparente de dimensões máximas de 20x20cm. 
Eu pessoalmente utilizo o da Pack it que pode ser encontrado no Continente e acho que é a opção perfeita, pela qualidade e durabilidade do material.
3 - Seja preventivo(a)
Consulte o tempo previsto para os dias em questão no destino que irá visitar. O site Accuweather ou Weather.com são ótimas ferramentas para este fim. 
Se vir que vai chover leve um casaco para o efeito, um guarda chuva pequeno, um panamá da chuva e calçado impermeável. Se estiver frio opte por roupas leves e quentes, se estiver calor por roupas frescas e confortáveis.
4 - Vista-se de acordo com os costumes locais
Se vai visitar países cujas tradições exijam padrões mais conservadores no dresscode, procure respeitar as tradições locais vestindo-se sem chamar a atenção. Mesmo que esteja imenso calor, não use calções curtos, mini saias, roupas decotadas e afins. Lembre-se que poderá até ser impedido(a) de entrar em locais religiosos se não estiver vestido de forma própria. Não custa nada carregar uma encharpe dentro da mala/mochila e usá-la para cobrir os ombros/peito se necessário.
5 - Leve um lanchinho
Leve sempre qualquer coisa para comer que "desenrasque" qualquer situação e que ocupe simultaneamente pouco espaço como barritas de cereais, bolachas, pães de leite/croissants embalados, etc. Atenção que no caso de querer levar bebidas terá de respeitar os 100ml de limite de embalagem e guardá-la no saco acima indicado. Pode também levar uma garrafa de água vazia e enchê-la depois de passar a segurança. Assim não terá de pagar balúrdios por água no aeroporto.
6 - Não se esqueça de acessórios importantes
Carteira pequena com documentos importantes (cartão do cidadão, carta de condução, cartão multibanco/crédito, cartão europeu de seguro de doença, etc) e dinheiro, telemóvel e carregador, tablet e carregador, boné/chapéu, chinelos, acessórios de higiene (escova de dentes, escova de cabelo, elástico, mola), mochila/mala pequena, caneta e papel para escrever, óculos de sol, encharpe/cachecol, reservas de viagem (cartões de embarque, reservas de voo, reservas de hotéis, reservas de rent a car, etc), mapas e roteiros/guias de viagem e cadeado no caso de ter de despachar a mala e para guardar os pertences de valor no local de alojamento. 
7 - Leve medicação de SOS
Medicação de SOS pode ser útil e não ocupa muito espaço. Além da sua medicação habitual (pode levar a prescrição médica no caso de ser necessário mostrar na segurança), leve analgésicos, anti diarreicos, anti piréticos, anti histamínicos, pensos rápidos entre outros tipos de medicação que lhe possam fazer falta. 
E porque ninguém quer carregar quilos e quilos cidade fora, escada acima, escada abaixo, deixo-vos um exemplo da bagagem que eu e o marido levámos para 10 noites fora na nossa última viagem (ainda voltaram limpos 5 pares de cuecas, 1 top e 3 t-shirts), demonstrando que é possível viajar utilizando apenas bagagem de mão, sem sacrificar as costas e os braços. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Banhos Quentes em São Miguel - A Triologia

I've climbed the wall...on a foggy day!

Malta, fomos a Malta!